ATIVIDADES DO FXS

Bem vindo!

Seja bem-vindo.

Este é o site do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos, de Mineiros do Tietê, no Estado de São Paulo. Entidade fundada aos 22 de março de 1923 por Marcelino Martinez, seu objetivo é a divulgação, estudo e vivência do Espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec.

Para cumprir seus objetivos definidos em estatutos, a instituição congrega laborioso grupo de voluntários movidos pelo ideal espírita que, por meio de diversos departamentos e atividades semanais, fazem da instituição uma colméia de trabalho no ideal espírita.

No site você poderá ter noção do trabalho desenvolvido pela instituição. No conteúdo do site, sintonizado com o ideal de propagação espírita, você encontra muita informação igualmente sintonizada com a proposta de divulgar, estudar e viver a proposta espírita. Mineiros do Tietê é cidade do interior paulista, de tamanho pequeno, com aproximadamente 12.000 habitantes, e a instituição está perfeitamente integrada à vida da cidade.

O esforço pelo estudo divulgação e vivência do Espiritismo fez da instituição um foco de trabalho respeitado regionalmente. Promovendo eventos periódicos de estudos, divulgação e confraternização, a entidade é muito conhecida e prossegue seu trabalho.

Seja, pois, bem-vindo ao site. Conheça o Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos.

ORSON PETER CARRARA

Histórico

Hoje pode até parecer fácil ser Espírita e manter uma Instituição Espírita, mas, outrora não era fácil, principalmente se considerarmos que, para a maioria das pessoas, o Espiritismo era doutrina de demônios...






Sessenta e seis anos depois da publicação de "O Livro dos Espíritos", Marcelino Martinez, com coragem e dedicação, inicia uma tarefa que, à primeira vista poderia parecer inglória e difícil: a fundação por estas bandas do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos!

Em 22 de março de 1923, era, então fundado o Centro, ainda sem sede própria, sendo esta uma situação incomoda, pois a qualquer momento, pode se ficar sem teto, principalmente pela intolerância religiosa dos tempos idos...

Foram 17 anos de luta e trabalho em prol da Doutrina e da população que participava das reuniões do Centro, até que, em 1940, foi inaugurada a sede própria, para alívio de todos e alegria geral, considerando que agora não haveriam maiores preocupações, apenas a continuidade do trabalho de Jesus.

Ainda em 1940, o trabalhador José Gonçalves funda o Lar de idosos, que - por decisão unânime da Diretoria - recebeu seu próprio nome. Sua dedicação o levou a doar recursos para a construção da obra.


Face à condição de Casa benemérita, que ampara a todos, jovens, adultos e idosos, o Centro foi considerado de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal.

(Infelizmente o lar encerrou suas atividades por motivo de força maior, com os idosos sendo encaminhados para outras instituições acolhedora).

Veja, abaixo, imagens do FXS: